UM NOVO OBJETIVO DE VIDA

Quando olho para a minha história, me considero uma pessoa de muita sorte. Filha de dois engenheiros agrônomos outrora idealistas, passei a minha primeira infância comendo os ovos das nossas galinhas, as verduras da nossa horta, o bacon dos nossos porcos preparados no nosso fogão a lenha. Quando pequena, adoçava a vida com o mel das nossas abelhas, ou ainda com a geleia de jabuticaba preparada pela minha mãe, com as frutas colhidas no nosso pomar. O leite que eu bebia era produzido no nosso jardim, pelas mesmas vacas que se deixavam ordenhar todas as manhãs pelo meu pai, para que minha mãe pudesse transformá-lo em queijos, a principal fonte de renda da família.

Anos mais tarde, minhas raízes - e minha sócia - me conduziram rumo à Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Naquela época, eu não podia imaginar que eu, após cinco anos de estudos, engavetaria o meu diploma em nome de um novo amor: o vinho! 

 

Parodiando as palavras do compositor Dorival Caymmi, quem não gosta de vinho, bom sujeito não é... Ah, já quem gosta de vinho é todo um capítulo a parte!  O orgulho dos produtores me fascina. A uva, uma vez fermentada, disponibiliza riquezas olfativas e gustativas únicas e sedutoras. Eu diria até mágicas. E o que dizer dos consumidores! O vinho me presenteou com mais três anos de estudo e um segundo diploma (Sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo) e o mais importante, alegrias e amizades que eu carrego, e carregarei para todo o sempre, do lado esquerdo do peito.

 

E foi justamente uma grande amiga que me conduziu para a pátria do vinho: La France! Desde 2010 eu vivo uma linda estória de amor com a gastronomia e a civilização francesa. Quem diria que após dois anos sur place, minha bagagem cultural e alimentar teria, no mínimo, triplicado?

 

Mas o bom filho a casa torna. Inúmeras vezes tentada a fixar residência por lá, hoje eu estou ainda mais seduzida pela ideia de ajudar a difundir as lições, aprendidas na França, nas terras de cá. A Autour de la Table deu forma, cor e sabor a este meu desejo, e é com muito prazer que compartilhamos com você, este site e todo o seu conteúdo.

 

Você aceita participar desse nosso projeto?

Saiba quem é

UM NOVO OBJETIVO DE VIDA

Formada em Medicina Veterinária pela USP, encontrou, em 2006, na enogastronomia a sua verdadeira vocação.

 

Há 13 anos atuando no mercado do vinho, iniciou sua carreira na Lusitana de Vinhos & Azeites, passou pela Brancotinto, La Cave des Arceaux e também pela Kylix Vinhos.

Sommelière formada pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo.

Apaixonada pela França, viveu dois anos às margens do mar mediterrâneo e, desde então, retorna todos os anos para "refrescar" a sua memória.

 

Sonhadora e engajada, desdobra-se em muitas para "afrancesar" a mesa dos brasileiros através da Autour de la Table.

Eliza Leão

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

©2016 por Autour de la Table. Orgulhosamente criado por Deinha Simão.