Buscar
  • Valéria Chociai

Um Vinho e o seu Gallo Nero


Gallo Nero

Como é gostoso descobrir as delícias estórias e lendas escondidas numa garrafa de vinho, não é mesmo? Pois hoje eu vou contar para vocês sobre um danadinho de um Gallo Nero, simbolo do Chianti!


O Chianti foi o vinho tinto mais conhecido e exportado da Itália. Ele é produzido na região da Toscana e sua história remonta ao Século XVIII.


A uva predominante é a Sangiovese, uma uva deliciosa para conversarmos numa próxima oportunidade, combinado? Mas vamos ao vinho!


O Chianti fez tanto sucesso, lá na sua origem, que não tardou a se tornar um produto de exportação. Todo mundo queria beber Chianti! Sabe aquela garrafa, gordinha, envolta em palha? Pois é! Essa é a imagem mais tradicional do Chianti. As garrafas eram envoltas em palha para reduzir as quebras durante o transporte.


Um belo exemplo da embalagem de palha, retirada do site MondoVino.

Exportação, fama, dinheiro, falsificação e contrabando são palavras que andam juntas no universo vitivinícola do Século XVIII... E, numa tentativa de conter os falsificadores e contrabandistas, Cosimo III, o Grande Duque da Toscana, delimita uma zona de produção do Chianti em 1716.


Infelizmente não deu muito certo e os produtores desonestos continuaram a manchar o bom nome do Chianti, desovando garrafas e mais garrafas de Chianti - com conteúdo duvidoso - no mercado internacional.


Coitados dos produtores honestos, não é mesmo? Após séculos de lutas e sofrimento, eles se uniram e inventaram uma forma de resguardar o nome, a qualidade e a tipicidade do Chianti: a palavra “Classico” foi adicionada.


Mas uma palavra a mais não significaria nada sem regras e fiscalizações, não é mesmo? Desde a sua criação, somente as regiões históricas originais podem chamar o seu vinho de Chianti Clássico. Aparentemente, funciona! E, para ficar ainda mais simbólico e visível, a assembleia de produtores de 1924 também decidiu que um selo com um galo negro seria colocado na cápsula da garrafa.

Mais uma imagem linda, desta vez do site Viva Toscana.

Ele não é lindo? Nhoin! Mas porque será que o galo negro foi escolhido como símbolo guardião do vinho mais emblemático da região?


Saiba que esse galo não é um galo qualquer, que fique bem claro! Esse é “o” Gallo Nero!


Será que você já ouviu falar dele?


Diz a lenda que lá na Idade Média, as Repúblicas de Florença e de Siena, distantes cerca de 70 km, viviam em guerra, disputando território. Cansados de tantas guerras, uma solução pacífica é proposta!


Um cavaleiro de cada região deveria ser escolhido. Este cavaleiro, no primeiro canto do galo escolhido, deveria correr em direção aos inimigos e, onde os dois cavaleiros se encontrassem seria o novo (e definitivo!) limite do território.


Siena escolheu um lindo galo branco para “soar a corneta”. Quando o belo galo cantou, o cavalheiro saiu em disparada! E imagine a sua surpresa ao se deparar com o cavalheiro inimigo 12 km mais tarde!


Pois é! Os malandrinhos de Florença, artistas desde o berço, escolheram um galinho preto muito sem vergonha para comandar o início da cavalgada. Depois o trancaram no escuro e o deixaram sem comida! Crueldade? Pois é... mas foi assim que, na madrugada em questão, o galo faminto, não pegou no sono e cantou muito antes do seu rival bem nutrido! E a linda Florença conseguiu ter toda a região produtora de Chianti sob o seu domínio.


O que foi feito do galo? Não sabemos... Mas Giorgio Vasari, célebre pintor do Século XVI, o eternizou no teto do Salone dei Cinquecento no Palazzio Vecchio, em Florença.


E as conquistas de outrora, mantiveram-se até hoje: a denominação Chianti Classico ganhou o prestígio de se tornar uma DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), em 1984, a mais nobre de todas as apelações italianas.


E os poucos produtores que estão autorizados a utilizar o Galo e a pompa toda, nos presenteiam todos os anos com um vinho de personalidade única e de aroma inesquecível.

Gostou? Quer saber mais sobre vinhos? Se inscreva no nossa news, ou me mande um e-mail. Estou sempre à disposição!

eliza@autourdelatable.com.br

Grande abraço! E até breve!

Eliza Leão


17 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

©2016 por Autour de la Table. Orgulhosamente criado por Deinha Simão.